como trabalhamos
Liceu faz menção ao filósofo Aristóteles que por volta de 335 a.C. em Atenas, na Grécia, fundou uma escola com este nome. Pois bem, imagine um espaço coberto por uma galeria de colunas com um teto aberto em que era habitual ensinar sobre aspectos humanos ao caminhar.

A filosofia aristotélica também pode se relacionar com a inteligência emocional - área que se concentra na compreensão e no gerenciamento das emoções para alcançarmos uma vida plena. Aliás, Aristóteles também é o criador do conceito da Eudaimonia que é exatamente um dos eixos do programa que compõem a nossa base, o CEB.
A Eudaimonia pode ser traduzida por felicidade genuína ou florescer humano, um estado que vem da qualidade da consciência em si, do cuidado e sintonia com uma mente saudável. É o tipo de bem-estar que pode resistir a altos e baixos.
Trazer estas inspirações para o dia a dia nos possibilita abrir conversas com nosso mundo interno, aquele que pode ser refúgio nos momentos reflexivos, já que entre o estímulo e a resposta, abrimos espaço para a escolha de respostas emocionais, preferencialmente aquelas que possibilitam o cultivo das nossas melhores qualidades humanas.
o ceb
O programa CEB - CULTIVATING EMOTIONAL BALANCE harmoniza com o verbo amalgamar por fusionar diferentes universos, unindo a potência de cada um e transformando-os em algo único:
Que impacto poderia ser alcançado combinando a investigação científica com a contribuição pedagógica e transformadora da psicologia ocidental e da sabedoria contemplativa?
Para dialogar sobre esta e outras questões, cientistas, contemplativos e filósofos se reuniram em um encontro do Mind and Life Institute em março de 2000, em Dharamsala - Índia para refletirem sobre o tema "Emoções Destrutivas". Esta roda de conversa explorou a natureza e o potencial das emoções desagradáveis, por exemplo quando o ciúme se transforma em raiva assassina.

formação e pesquisa
Emoção vem do latim "emovere" que significa movimento e é justamente essa a sua missão: impulsionar o ser humano.
A partir dessas inquietações, surgiu uma questão essencial para nutrirmos ações satisfatórias em nossas vidas: como podemos superar estas emoções e cultivar respostas emocionais construtivas? Com esta pergunta - na mente e no coração - e como um dos resultados deste encontro surgiu um projeto de pesquisa chamado exatamente de CEB que foi direcionado inicialmente a um grupo de 82 professoras, cujo objetivo foi avaliar o impacto deste currículo em suas vidas e interações sociais próximas.
Com este propósito em mente, foram realizadas avaliações clínicas e autodeclaradas antes do treinamento, imediatamente após e 5 meses depois da finalização dos encontros que demonstraram:
> Menor reatividade emocional e fisiológica ao estresse
> Diminuição de depressão e ansiedade autorrelatadas
> Mais afeto e compaixão pelas pessoas de seu círculo
OBJETIVOS DO PROGRAMA CEB: o reconhecimento dos gatilhos emocionais, a reflexão sobre formas construtivas ou destrutivas de expressarmos as emoções, o conhecimento de ferramentas que colaboram com nossa regulação como também a possibilidade de ampliarmos a consciência sobre nossos pensamentos, palavras e ações. De forma sucinta, uma das principais funções do treino emocional é salvar as nossas vidas.
Todas estas etapas foram organizadas, desenvolvidas e validadas por Paul Ekman - psicólogo que por décadas dedicou-se ao estudo das emoções e foi o consultor do filme "Divertidamente/Pixar", Alan Wallace - físico, estudioso das tradições meditativas e fundador do Santa Barbara Institute for Consciousness Studies, além de Eve Ekman, filha de Paul Ekman que é psicóloga, especialista em temas como empatia, gestão do estresse e burnout.
para agregar

